domingo, maio 13, 2012

Walt Whitman: Canto de mim mesmo


Que arrebatamento é este sobre a virtude e o vício?
O mal impele-me e impele-me o resgate do mal, permaneço indiferente,
O meu caminho não é o caminho de quem o descobre nem de quem o recusa,
Rego as raízes de tudo o que cresce.
(...)
De um lado encontro o equilíbrio e encontro-o no seu oposto,
A dócil doutrina ajuda tanto como a rígida doutrina,
Os pensamentos e acções do presente são o nosso despertar e o ponto de partida.
Este minuto que chega até mim através de todos os milhões de minutos decorridos,
Não há nada melhor do que ele, nem ontem, nem hoje.

Não é de espantar que haja alguém tão bom ontem como hoje,
O que espanta é que sempre e sempre possa existir um homem mesquinho ou infiel.

Sem comentários:

Enviar um comentário