sexta-feira, fevereiro 10, 2012

Ovo: Teatro de Marionetas do Porto

[Foto: João Tuna]

Partindo de uma ideia original de Eric de Sarria – um dos colaboradores mais próximos do marionetista francês Philippe Genty – Ovo tem dentro de si uma ideia de recomeço. No início desta história encontramos um homem - um ator, um marionetista? - que cai, o seu crânio abre-se e o que resta da sua memória esvai-se no chão. Perde a noção de futuro, apenas o passado e os seus automatismos persistem. A sua vida, de que não restam mais do que as ruinas da memória, estilhaça-se e é reconstruida por quatro personagens. O palco é o espaço interior povoado de personagens engendradas pelo inconsciente, mas capturadas no mundo da representação teatral.

Primeiro espetáculo do Teatro de Marionetas do Porto sem a assinatura de João Paulo Seara Cardoso (1956-2010), em Ovo existem coisas que dão origem a outras coisas. E é com este espetáculo que a companhia dá início a uma nova fase, com a colaboração de artistas que são convidados pela primeira vez, num desejo de continuar a encontrar novas formas, novos objetos poéticos, nos quais a marioneta, e todo o trabalho realizado com esta equipa, seja sempre um novo desafio.

Ao procurar o que os separa, descobrimos que o inverso é um novo lugar, apercebemo-nos de que o passado é como que o inverso do presente. O presente não é como um ovo que o passado chocou?

Mosteiro de São Bento da Vitória, Porto

De quarta a domingo às 21h30
Até 26 de Fevereiro

Sem comentários:

Enviar um comentário