sexta-feira, dezembro 17, 2010

Alain Platel: "Out of context - for Pina"


A companhia belga les ballets C de la B regressa hoje, às 22 horas, ao Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, para apresentar a mais recente criação de Alain Platel, “Out of Context – For Pina”, um espectáculo dedicado à lendária coreógrafa e bailarina alemã Pina Bausch.

Em “Out of Context – For Pina”, Alain Platel regressa ao essencial da dança, partindo da convicção de que o corpo humano é uma ferramenta emotiva, um detentor de memórias, uma matéria-prima para a arte. O corpo é a sua base de trabalho. São privilegiados os movimentos que surgem do inconsciente e do descontrolado, como espasmos, bater de dentes, expressões faciais, desequilíbrio e todos os andares estranhos. Em palco, os bailarinos exploram todos os movimentos do corpo em estado de histeria.

A propósito deste espectáculo, Alain Platel confessa “um dos temas que, de forma mais proeminente, tem sobressaído no meu trabalho em  anos mais  recentes é o do ‘corpo em estado de histeria’. Não me refiro à histeria como doença, mas antes  como expressão da ultra-sensibilidade em relação à vida. Sempre que as palavras não conseguem exprimir as nossas mais íntimas emoções, o corpo toma conta. A dança deve ter tido esta  função ao longo dos tempos: lutar para ser uma tradução física de sentimentos exacerbados.”

Aclamado nome da dança contemporânea, Alain Platel faz assim uma homenagem a Pina Bausch, sem dúvida uma das maiores coreógrafas da história da dança mundial, tornando “Out of Context - For Pina” um dos melhores espectáculos a passar pelas salas portuguesas este ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário