domingo, setembro 12, 2010

Histories of Mutual Respect by Gabriel Abrantes

[Visionary Iraq]

O Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, inaugurou ontem a exposição “Histories of Mutual Respect”, de Gabriel Abrantes. Vencedor do Leopardo de Ouro, pela curta-metragem “A History of Mutual Respect”, no Festival Internacional de Cinema de Locarno 2010, na Suíça, Abrantes apresenta agora algumas das suas obras em vídeo como “Visionary Iraq” e “Liberdade” (em colaboração com Benjamin Crotty), “Olympia” (em colaboração com Katie Widloski) e “A History of Mutual Respect” (em colaboração com Daniel Schmidt).

"As obras de Gabriel Abrantes aparecem num momento em que nos poderíamos sentir tentados a aceitar acriticamente esta situação de desgaste e desfasamento do discurso inconformista, absorvido pelas lógicas vigentes do sistema, na exacta proporção da sua radicalidade. Sendo dotado de uma enorme mobilidade e descomprometimento a todos os níveis, o discurso deste artista constitui uma tentativa incessante de busca identitária entre particularismos e manifesta uma exigência, uma quase urgência, em sobreviver num mundo global que necessariamente, sem direcção definida ou sequer constante, alterou as relações entre cultura e política.

As imagens contidas nos vídeos de Gabriel Abrantes condensam um choque entre a banalidade do discurso e a gravidade do gesto e do comportamento – reflexos de um desejo de ascensão e transcendência, atraiçoado no final por uma falência dos princípios e da moral. Quem as observa passa a fazer parte de um jogo de representações apologéticas da redenção, aproximando-se de uma idealização sagrada e subliminar do porvir da arte, reiniciando uma nova busca dos valores e da aprendizagem que a realidade parece querer negar. Encontra-se uma sensação anunciadora de catástrofe – algo na iminência de acontecer, um princípio/fim que levará as pessoas a sentirem-se perto de um momento impossível de controlar, nas suas consequências futuras.

Os diálogos suportam e orientam as personagens que, não tendo uma pertença definitiva ao lugar onde se situam, surgem aparentemente descarnadas de sentido, e as palavras não comprometem individualmente quem as profere. Cada personagem faz uso de um texto universal, sobrevivendo numa conjuntura de desastre iminente. Por isso a palavra passa a adquirir uma carga profética e sagrada nas suas significações – como se, através do desenvolvimento do particular, qualquer criação pudesse atingir uma dimensão universalista. A felicidade por todos ambicionada supõe uma maravilhosa confiança na perfeição do homem, na sua ânsia de se libertar da eterna repetição da infelicidade, na sua demanda por um mundo novo e melhor. Este estado de aparente esperança apoia-se numa dupla recusa da salvação e do sublime, e escolhe uma ideia de felicidade – preferimos ser felizes a ser sublimes ou salvos."


De 11 de Setembro a 26 de Dezembro
De terça a sábado, das 10h às 12h30; das 14h às 19h
Domingos e feriados, das 14h às 19h

Sem comentários:

Enviar um comentário