terça-feira, setembro 14, 2010

FIMP 2010




Esta é a altura do ano em que nos lembramos invariavelmente de Isabel Alves Costa, desaparecida na véspera do FIMP 2009, do FIMP que ela criou e alimentou, mesmo quando tudo no Porto era já tão diferente. Apetece sempre homenageá-la. Se há tradição de marionetas no Porto, é dela o mérito. Vinte anos é muito tempo. A partir de sexta-feira, a 21ª edição do Festival de Marionetas do Porto - a segunda sem IAC - debruça o olhar sobre a marioneta contemporânea. E propõe-se mudar, renovar, evoluir. Igor Gandra ao leme.

17 de Setembro, sexta-feira
Ópera dos Cinco €, uma ópera low cost com textos de Regina Guimarães e encenação de Igor Gandra.
De 18 a 25 de setembro
A companhia lisboeta Tarumba traz o espectáculo Mironescópio, a máquina do amor. "Um espectáculo de pequenas formas inspirado nos antigos Peep Shows e nas primeiras experiências cinematográficas realizadas no século XIX, com a utilização de aparelhos como o Cinetoscópio e o Mutoscópio.Os grandes especialistas da arte erótica, Dr. Erotikone, Madame Gigi e Madame Mimi, entre outros convidados, trazem consigo os seus valiosos Mironescópios.
18 de Setembro
A companhia russa Akhe Theatre apresenta Gobo.Digital.Glossary. "É uma tentativa de retratar um herói mítico da era digital, o Gobo. Reflexão em torno do espaço privado e público ou em torno da reprodução da realidade. “Perspectiva do herói”, “solidão do herói”, “sonho do herói”, “volume do herói”, são fragmentos, subtítulos e pequenas performances que vão desde o humor, o absurdo, a ansiedade ou a evocação."
18 e 19 de Setembro
A alemã Uta Gebert, que trabalha a solo e constrói as suas próprias marionetas, apresenta Jakusch. "Um sótão tenuemente iluminado. Num banco, uma velhinha pequena e bonita, no seu crepúsculo, suspensa por delicados fios. Em doze minutos, desliza com os amplos braços estendidos desde as memórias sombrias até ao presente. Esta íntima miniatura fala da velhice e do medo dela, como uma batida do coração, um piscar de olhos, um relógio chegando à hora, ou como um abraço."
19 de Setembro
De Itália, Pathosformel apresenta La Timidezza delle Ossa. São fantasmas que alteram a nossa percepção do corpo humano, fazendo uma dança radiográfica feita em bruto de músculos e ossos esmagados. O corpo é reduzido à sua estrutura; fisionomia, sinais distintivos e carne desapareceram.
24 e 25 de Setembro
Outra vez Uta Gebert, agora com Cocoon. "Casulos, mundos minúsculos, imagens de sonhos. Cocoon é uma peça sem palavras, fala do ciclo da morte e da transformação, de não ter para onde ir, da necessidade de protecção e da busca do conhecimento."
25 de Setembro
Teatro de Marionetas do Porto apresenta a nova criação "Make Love Not War".
A partir de LISÍSTRATA, de Aristófanes, encenado por João Paulo Seara Cardoso. "Lisístrata é uma peça contra a guerra, uma convicta apologia da paz e da concórdia entre todos os homens. Nela se atacam os velhos que governam a nação e gastam em armas o dinheiro necessário para outros fins. As mulheres, sob a direcção de Lisístrata, revoltam-se e conseguem, unidas, pôr fim à guerra civil que opunha Atenienses e Espartanos e trazer para casa os maridos e filhos. Utilizam para isso a arma do sexo: não se deixarão possuir por homem algum enquanto não acabar a guerra e não se fizerem as pazes."

Sem comentários:

Enviar um comentário