terça-feira, janeiro 12, 2010

Taizé no Porto

[Irmão Roger, que tive o indizível prazer de conhecer em Taizé, em 1997,
dez anos antes de ser brutalmente assassinado]

De 13 a 16 de Fevereiro (de sábado a terça), milhares de jovens da Península Ibérica e do mundo vão reunir-se no Porto para celebrar as fontes da alegria, respondendo ao apelo da Comunidade de Taizé. A iniciativa partiu de D. Manuel Clemente, que convidou os irmãos de Taizé a trazerem a «Peregrinação de Confiança através da Terra» ao Porto.

A «Peregrinação de Confiança» foi lançada em 1978 pelo irmão Roger, fundador da Comunidade. Os últimos encontros europeus realizaram-se em Lisboa (2004), Milão (2005), Zagreb (2006), Genebra (2007) e Bruxelas (2008). Houve um encontro asiático em Calcutá (2006), um latino-americano em Cochabamba (2007), um africano em Nairobi (2008) e um ibérico em Sevilha (2009). No final do ano passado, estiveram reunidos 30 mil jovens em Poznan. Esta peregrinação consiste antes de mais numa atitude de encontro - com Cristo Ressuscitado e com os outros. Graças aos tempos de oração comunitária, cada um torna-se disponível para Deus. Através da partilha e da hospitalidade, todos aceitam ultrapassar barreiras e diferenças, de forma a poderem acolher-se e enriquecer-se mutuamente.

Durante as manhãs do Encontro, haverá tempo para rezar, meditar e conhecer a realidade concreta das paróquias acolhedoras. «A que tipo de felicidade aspiro?»; «O que posso fazer para que outras pessoas encontrem uma alegria de viver?» ou «Como podemos acolher com disponibilidade e abertura as dúvidas e a revolta daqueles que não acreditam?» são algumas das perguntas que vão interpelar os jovens durante estes momentos de partilha.

Nas tardes de domingo e segunda-feira serão propostos vários encontros temáticos. Cada participante poderá escolher o tema que vai mais ao encontro dos seus próprios interesses. Os workshops abrangem temas espirituais, sociais, culturais ou artísticos. «A fé não diz apenas respeito a um espaço religioso. Nada que afecte a qualidade de vida nos pode deixar indiferentes. A investigação científica, a expressão artística, um empenho político, sindical ou associativo, podem ser formas de servir a Deus.» - escreve o irmão Alois, sucessor do irmão Roger, na «Carta da China», que será distribuída a todos os participantes.

Na segunda-feira ao início da tarde, uma oração comunitária terá lugar em quatro igrejas históricas do centro da cidade. As igrejas de S. Lourenço, de S. Bento da Vitória, da Trindade e de S. João Novo, cheias de jovens, acolherão todos os que se queiram juntar a eles para este momento de oração meditativa e de louvor.

As orações da noite, às 21 horas, no Dragão-Caixa, serão os pontos culminantes do programa de sábado, domingo e segunda. O irmão Alois, prior de Taizé, fará uma meditação em cada uma destas orações. O programa detalhado do Encontro Ibérico no Porto estará disponível em www.taize.fr/porto no início de Fevereiro.

Nas duas semanas que precedem o Encontro Ibérico, de 1 a 13 de Fevereiro, dois irmãos de Taizé e um grupo de jovens voluntários vão animar uma oração quotidiana no centro do Porto. Todos os que estiverem interessados são convidados a partilhar estes momentos de paragem, que serão um apoio e um apelo a permanecer enraizados nas Fontes da alegria cristã: de segunda a sexta, às 19 horas, na igreja de S. José das Taipas (Rua Doutor Barbosa de Castro, 4050-090 Porto).

Sem comentários:

Enviar um comentário