sexta-feira, setembro 04, 2009

O ginásio de Rui Rio

Apesar de proclamar "transparência", Rui Rio faz tábua rasa da lei. "Não obtive resposta a mais do que 30% dos meus requerimentos", denunciou ontem Rui Sá, vereador da CDU. O exemplo mais recente é o ginásio na Casa do Roseiral.

Em Agosto, Rui Sá descobriu que o presidente da Câmara do Porto instalara na cave da Casa do Roseiral - palacete edificado no Palácio de Cristal e que está sob alçada dos serviços da presidência da Câmara do Porto - um conjunto de equipamentos de educação física, tendo mesmo procedido a obras nas instalações, como criar chuveiros, tudo levando a crer que ali seria instalado uma espécie de ginásio. Para ser utilizado por quem?, era a questão.

"Enviei um requerimento a Rui Rio; respondeu-me o seu chefe de gabinete, Manuel Teixeira", conta Rui Sá. A carta confirma que foram instaladas na cave do edifício "quatro máquinas usadas de manutenção física retiradas de diferentes espaços municipais, por obsolescência funcional". Os equipamentos "já não se encontram em condições de utilização intensiva, podendo, todavia, servir para utilização reduzida e esporádica", esclarece Manuel Teixeira, acrescentando que "será criado um regulamento" para a sua utilização.

A resposta, longe de ser esclarecedora, levantou novas dúvidas a Rui Sá, que ontem prometeu voltar ao assunto. "Todos os acessos à Casa do Roseiral requerem autorização, pelo que o ginásio não deverá ser para a população. Também não será para usufruto dos funcionários da Câmara, uma vez que esses já têm um protocolo com dois health clubs da cidade. E não quero crer que se destine ao uso pessoal de Rui Rio".

Independentemente da reposta que possa vir a obter, o autarca da CDU não concorda com a instalação de um ginásio naquela Casa. "Vou propor que os equipamentos sejam oferecidos a uma colectividade ou a um lar da terceira idade, onde certamente farão mais falta". Quanto a Rui Rio, aconselhou-o a "inscrever-se num health-club, até para calar a maledicência que diz que o autarca tem dificuldade em misturar-se com o povo".

Mas ao ginásio cujo uso permanece incógnito, Rui Sá ainda obteve resposta. O mesmo não aconteceu com 70% dos seus requerimentos, naquilo que diz configurar numa "clara violação da lei". Rui Rio, disse, "tem algo a esconder e não quer mostrar ou esconde porque não sabe". A frase é do próprio Rio, mas Sá entende que ela lhe encaixa na perfeição.

Sem comentários:

Enviar um comentário