quinta-feira, agosto 27, 2009

Júpiter, Vénus e Marte mais perto da Terra


Esta noite o céu vai ter astros maiores do que é habitual. Júpiter, Vénus e Marte vão estar a uma distância menor do planeta azul, o que, observado da Terra, parece um céu mais estrelado do que o normal. Mas desengane-se quem diz que o fenómeno não acontece há 60 mil anos. "À vista desarmada, em 2003, viu-se apenas uma estrela pequena e pouco brilhante entre as estrelas circundantes", explicou Máximo Ferreira, astrónomo, ao i.

O fenómeno de aproximação destes planetas à Terra acontece de quinze em quinze anos, e a última vez foi em 2003. No entanto, hoje mais do que o costume, o céu estará iluminado. Júpiter começa a ver-se bem perto das 22 horas, seguindo-se Vénus e só depois Marte, cerca das 3 horas da manhã.

"O que aconteceu em 2003 deve voltar a acontecer em 2018", sublinha José Matos, formador e divulgador ao i. Apesar de não ser um acontecimento marcante, é de aproveitar: afinal, não é todos os dias que se pode dar ao luxo de passar a noite a tentar identificar planetas no sistema solar. Portugal vai observar de perto o fenómeno e as principais instituições de observação de astros abrem portas ao público. No entanto, apesar dos rumores, o planeta vermelho não ficará do mesmo tamanho da Lua, mas 300 vezes menor.

http://www.ionline.pt/conteudo/20208-nao-perca-noite-hoje-jupiter-venus-e-marte-estao-mais-perto-da-terra

Sem comentários:

Enviar um comentário