quarta-feira, julho 01, 2009

Afinal, quem vendeu a rede fixa à PT?


Manuela Ferreira Leite desmentiu Henrique Granadeiro e o PS desmentiu Manuela Ferreira Leite. O assunto é sempre o mesmo: aparentemente, ninguém quer assumir a responsabilidade pela venda da rede fixa à Portugal Telecom (PT).

O presidente do conselho de administração da PT, Henrique Granadeiro, em entrevista publicada ontem no jornal I, afirmou que “ainda está na memória de toda a gente a venda pelo Estado à PT da rede fixa como forma de conter o défice público nos limites impostos por Bruxelas, sendo Manuela Ferreira Leite ministra das Finanças”.

A afirmação era ainda uma reacção às declarações que Manuela Ferreira Leite proferira, há cerca de uma semana, numa entrevista à Sic Notícias, quando criticou o eventual negócio entre a PT e a Prisa. “Fiquei muito surpreendido. Primeiro, com a sua preocupação com os accionistas da PT, ponto em causa o interesse de um negócio que não se fez e cujos termos não conhecia. Depois, pelo receio de a PT poder vir a intervir na autonomia editorial de um grupo de comunicação social”, afirmou Granadeiro, sem se inibir de recordar “as tentativas de intervenção do governo do PSD na Lusomundo Media, em 2004” – intervenções que, afirma, acabariam mesmo por conduzir à sua demissão.

Confrontada pelos jornalistas, a líder do PSD, que ontem à tarde esteva reunida numa das sessões do Fórum “Portugal de Verdade do PSD”, negou tudo. “A decisão política dessa matéria não é minha; é do Governo socialista do engenheiro Guterres. Quando cheguei ao Ministério das Finanças a decisão política estava tomada”, esclareceu Ferreira Leite.

No entanto, tornadas públicas as suas declarações, foi o PS que, através do seu novo porta-voz, João Tiago Silveira, veio desmentir o desmentido da líder social democrata, acusando-a de “faltar à verdade”, e assegurando ter provas disso mesmo. “Foi o Governo PSD/CDS-PP que aprovou a venda da rede fixa à PT, quando a drª Ferreira Leite desempenhava funções de ministra de Estado e das Finanças, através da resolução do Conselho de Ministros 147/2002 de 11 de Dezembro de 2002. Esta resolução do Conselho de Ministros foi aprovada oito meses depois de o Governo de Manuela Ferreira Leite estar em funções”, contrapôs o socialista.

Com o detalhe do calendário, Tiago Silveira pretendia demonstrar uma única coisa: que Manuela Ferreira Leite “podia perfeitamente não ter vendido a rede fixa à PT, mas quis fazê-lo”. A líder do PSD ainda não desmentiu o desmentido do PS.

Alguém está a mentir. Quem será?

Sem comentários:

Enviar um comentário