segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Ressaca

Descobri no sábado à noite que ia passar o domingo inteiro sem internet. Óbvia e estupidamente por não ter pago a factura. Não se faz isto, não se corta a internet ao fim-de-semana, resmunguei. Primeiro com a operadora, depois comigo, depois com quem calhou. Antes tivesse sido a TV Cabo! Antes tivesse sido o gás! Não jantei, queimei duas vezes os collants a acender a lareira (à primeira ainda resistiram; à segunda foi fatal), e fiquei muda a noite toda. Logo naquele dia, pensei, em que tinha tanto para fazer! Superada a telha, percebi que "logo, aquele dia" é todos os dias. Que não há um único dia em que consiga estar onde quer que seja, a fazer seja o que for, sem ter o computador ligado. E, com ele, o outlook, o hotmail, o gmail, o messenger, 150 blogs, a pandora, a última hora deste e daquele site. E que o "tanto para fazer" não passa de um zapping automático, doentio e inútil por todas essas janelas de comunicação que são, afinal, comunicação nenhuma.
Decidi encarar o domingo como um desafio. E a experiência não podia ter sido mais reveladora: o dia cresceu, também em qualidade. O tempo quase sobrou. Consegui fazer coisas que, habitualmente, não tenho paciência nenhuma para fazer. Como, exemplo dos exemplos inéditos, ir ao ginásio. Como voltar a pintar e costurar à moda antiga. Como ler jornais sem estar a pesquisar coisas ou a fazer downloads ao mesmo tempo, como ver noticiários sem o computador no colo, como pegar em livros de carne e osso. Como estar com alguém sem estar sempre a pedir "espera aí, espera aí..."
Consegui, finalmente, depois de incontáveis promessas incumpridas, não estar ligada à ficha. Parece ridículo, mas foi uma sensação única de liberdade. Atrás do fim de um vício, a abolição de outros vícios são possíveis. O próximo será, seguramente, o telemóvel.

1 comentário:

  1. porque a sensação única de
    liberdade
    vem da sensação única da
    realidade.

    ResponderEliminar