quinta-feira, junho 22, 2006

Julgamento


Gisberta ou Gisberto; transexual ou travesti. Pouco importa. Morreu. Foi assassinada por 14 menores, que serão julgados à porta fechada no próximo dia 3 de Julho. Coincidência estranha: afinal, não são 14 crianças; são 13. O único rapaz que, por ter 16 anos, poderia, à luz da lei portuguesa, ser efectivamente preso, afinal não estava lá.

"Os treze menores (que estavam sob responsabilidade da Oficina de S. José) vão responder por homicídio na forma tentada, com dolo eventual, e profanação de cadáver, também na forma tentada. O Ministério Público pretende também que lhes seja aplicada a pena de internamento. Sendo todos menores de 16 anos, poderão passar os próximos três em centros geridos pelo Instituto de Reinserção Social, com regras muito idênticas às das cadeias comuns", noticiou ontem o Público.
Três anos é a pena máxima para quem mata um sem-abrigo. Pergunto-me: E se em vez de ter sido um excluído fosse um cidadão com família, com dinheiro, com tudo? Que indemnização haveria de ser cobrada ao Estado?

Sem comentários:

Enviar um comentário