quinta-feira, março 09, 2006

Frida Khalo


"Creio que o melhor é partir, ir-me e não fugir.
Que tudo acabe num instante. Oxalá."
Não foi uma desilusão a exposição sobre a vida e obra de Frida Kahlo patente no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, até 21 de Maio. A perturbação que provoca o tamanho reduzido das telas impossibilita qualquer desgosto. A percepção real de uma obra concebida numa cama e o concentrado de dores várias e fundas - a fertilidade, a traição, a solidão -, e, ao mesmo tempo, a imponderável coragem reflectida num humor, quase sempre negro, engole-nos, desarma-nos, atira-nos para o que há de mais indecoroso em nós. Porque nos confronta com o que damos como adquirido por oposição a uma mulher que praticamente desafiou as leis da natureza.
No entanto - e apesar de estarem em exibição alguns dos quadros mais emblemáticos da pintora mexicana -, apresentar-se como retrospectiva exaustiva uma exposição que não tem mais de 40 obras parece-me abusivo. Frida Khalo pintou 200 quadros. Iria ao CCB mesmo que só lá estivesse um. Mas não gosto de ser ludibriada.

3 comentários:

  1. mesmo assim, a inveja está a tomar conta de mim...

    ResponderEliminar
  2. sei que é sempre fácil pôr poemas nos posts dos outros. mas apeteceu-me muito. porque gosto da frida kahlo o suficiente para a encontrar mais depressa nas tuas palavras do que na exposição do ccb que começou uma semana depois do anunciado. adorei o desprendimento da menina da recepção: ah, é só para a semana, ainda estão a montá-la, não sabia?!

    frida, isto é para ti, mulher, da sophia. e o beijo é para a helena

    porque

    porque os outros se mascaram mas tu não
    porque os outros usam a virtude
    para comprar o que não tem perdão.
    porque os outros têm medo mas tu não.

    porque os outros são os túmulos caiados
    onde germina calada a podridão.
    porque os outros se calam mas tu não.

    porque os outros se compram e se vendem
    e os seus gestos dão sempre dividendo.
    porque os outros são hábeis mas tu não.

    porque os outros vão à sombra dos abrigos
    e tu vais de mãos dadas com os perigos.
    porque os outros calculam mas tu não.

    ResponderEliminar
  3. sei que é sempre fácil pôr poemas nos posts dos outros. mas apeteceu-me muito. porque gosto da frida kahlo o suficiente para a encontrar mais depressa nas tuas palavras do que na exposição do ccb que começou uma semana depois do anunciado. adorei o desprendimento da menina da recepção: ah, é só para a semana, ainda estão a montá-la, não sabia?!
    frida, isto é para ti, mulher, da sophia. e o beijo é para a helena. porque/ porque os outros se mascaram mas tu não/porque os outros usam a virtude/ para comprar o que não tem perdão. porque os outros têm medo mas tu não. porque os outros são os túmulos caiados/ onde germina calada a podridão. porque os outros se calam mas tu não.
    porque os outros se compram e se vendem/ e os seus gestos dão sempre dividendo. porque os outros são hábeis mas tu não.
    porque os outros vão à sombra dos abrigos/ e tu vais de mãos dadas com os perigos. porque os outros calculam mas tu não.

    ResponderEliminar